Uma das coisas boas de morar na província é a pertença. Gosto de sentir que faço parte de alguma coisa. Que pertenço a este lugar e que este lugar também já me pertence. Ter histórias, laços criados com pessoas que antes me eram estranhas, anos seguidos cheios dos nadas da vida, anos seguidos sem dar conta que estamos a fazer parte uns dos outros e a construir coisas para contar mais tarde. Para guardar.
Isto tudo porque ontem esbarrei nesta foto:
Estas duas peças são a Madalena e a sua melhor amiga, a Margarida.
Demorei-me na foto e até salvei uma cópia para o ambiente de trabalho. Primeiro ri-me porque estas criaturas, juntamente com outras chamadas Leo, Tiago e Leonor partem a loiça toda e fazem a cabeça em água à educadora. Mas essa história fica para outro dia. Depois enterneci-me. Muito.
A Margarida é a irmã do melhor amigo do Tiago, o Francisco, mais conhecido por Kiko. Estes dois estarolas são inseparáveis desde o berçário. Quando entraram para a escola primária, o Francisco era para ir para outra escola e disse à mãe que se não ficasse com o Tiago não queria ir para a escola. Esta amizade tem sobrevivido às escolhas que cada um tem feito na sua vida e que têm sido bastante diferentes. Por exemplo, o Kiko anda na bola e o Tiago saiu de lá e foi para os escuteiros e por nem querer pensar que o amigo não fazia parte disso, convidou-o para padrinho dele na promessa. Aqui estão os cromos. Esta foto já tem uns anos, mas adoro-a, é no primeiro dia de aulas do 3ºano:
Da cabeça destas duas criaturas sai toda a espécie de parvoíce mais improvável e por mais que discutam, nunca se largam. O Kiko é uma espécie de outro filho que eu tenho. Ele chama-me sempre Ana Cila com aquela voz grossa, contrária ao tamanho que tem. Está sempre a reclamar e a pensar em voz alta, mas eu já aprendi a dar-lhe a volta!
A melhor, ou pelo menos mais terna história desta amizade, tem a ver com a Madalena e a Margarida. Quando eu fiquei grávida da Madalena, o Kiko desenvolveu uma grande campanha junto dos pais para deixar de ser filho único e quando levou a sua avante e soube que ia ter uma irmã, disse à mãe que tinha que se chamar Margarida como a mana (mais velha) do Tiago. E assim foi.
Entretanto, a Madalena e a Margarida encontraram-se na mesma turma por uma nesga muito pequena. A Madalena era para ter nascido antes do ano acabar e a Margarida nasceu já no Verão. E entre tanta criança com quem podiam ter desenvolvido uma empatia especial, tornaram-se as melhores amigas. Curiosamente, a educadora é a mesma que esteve com o Tiago e com o Francisco!
Eu não conhecia a família dos Azeitonas antes do Kiko se ter tornado amigo do Tiago. Conhecemo-nos por causa deles e desenvolvemos também uma amizade por causa deles, que nos levaram a reboque para as vidas uns dos outros. E hoje, depois de tantos anos cheios de pequenas histórias, pertencemo-nos.
Sem comentários:
Enviar um comentário