15 de maio de 2015

uma família com muitos anos

Hoje como foi dia da família o infantário da Madalena organizou uma caminhada seguida de lanche. No meio do caminho reparei que iam juntas a Paula e a Nílde e aproveitei para tirar uma foto com elas.
Os meus filhos andaram sempre no Infantário de São Bartolomeu. Desde há 14 anos que entro lá quase todos os dias da minha vida. E hoje na caminhada claro que voltei a pensar que está a acabar esta parte da vida. Estou a despedir-me destas pessoas a despedir-me desta família, porque foi sempre assim que os vi e os senti.
Um sítio especial, uma casa cheia de nomes e de afectos. De muitos momentos, muitas histórias sempre vividas em cumplicidade, com carinho.
A Nílde foi educadora da Mia e nesses anos a história dela foi longa, foi complicada e teve muitas substitutas pelo caminho. Mas voltava sempre com aquela alegria que só ela tem, a garra da vida, a alegria e os disparates todos que faz para se divertir e nos divertir. A Nílde conhecia muito bem a Mia e sabia lidar com ela, sem stress sem drama. Uma educadora apaixonante, uma mulher admirável.
Depois veio a Paula, educar o Tiago. Tranquilidade. Uma educadora serena, um pessoa que parece fechada, com o seu ritmo. Entra de mansinho em nós, de mansinho nos miúdos e ensina-lhes tanto. E fica em nós.  É a Paula! Conhece-os tão profundamente. E perdoou muita patifaria ao Tiago.
Por fim, a Madalena e novamente a Paula. Elas criaram um laço entre elas bom, forte. A Paula é o porto seguro dos miúdos e meu também.
É ir lá deixá-la de manhã sabendo que vai ser feliz, que vai crescer aprender brincar. Ser criança.
E a minha vida está ligada a estas duas mulheres para sempre porque nada do que eu possa fazer ou dizer será alguma vez suficiente e justo para o que sinto. Por isso é-me difícil este adeus. Estes momentos de despedida. Em Setembro deixo de ir ao infantário. De as ver e de saber que está tudo bem.
São Bartolomeu e todas as pessoas que lá estão são únicas, são especiais e incomparáveis. São família. A minha.


2 comentários:

  1. Nilde!!! É tão gratificante ouvir que há alguém que valoriza o nosso trabalho!!! Neste caso foste tu assim como as tuas colegas. Se as pessoas valorizassem mais o trabalho dos outros a nossa vida profissional e não só, seria muito mais interessante e empenhada..bj

    ResponderEliminar
  2. Nilde!!! É tão gratificante ouvir que há alguém que valoriza o nosso trabalho!!! Neste caso foste tu assim como as tuas colegas. Se as pessoas valorizassem mais o trabalho dos outros a nossa vida profissional e não só, seria muito mais interessante e empenhada..bj

    ResponderEliminar